Cultura

“Amigo Arrigo”, dirigido por Alain Fresnot e Junior Carone, estreia dia 04 de novembro nos cinemas

Documentário sobre a trajetória de Arrigo Barnabé chega ao Espaço Itaú de Cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, e no UNA Cine Belas Artes, em BH

Arrigo Barnabé é maestro, compositor, cantor, ator e personagem principal do longa-metragem “Amigo Arrigo”, que chega aos cinemas no dia 04 de novembro. Com direção de Alain Fresnot e Junior Carone, produção da A.F Cinema e distribuição da Elo Company, o filme revisita a carreira do cantor, desde sua chegada à São Paulo, vindo do Paraná, até os dias atuais, e mostra suas diversas facetas – como compositor de óperas, trilhas sonoras, músicas eruditas e missas.

O documentário, que participou do festival In-Edit Brasil, poderá ser assistido no Espaço Itaú Frei Caneca (SP), Espaço Itaú Rio de Janeiro, Espaço Itaú Brasília e no UNA Cine Belas Artes (BH). “Registrar a trajetória do Arrigo, é apresentar  um gênio lutando contra  a insensibilidade  do Brasil em relação a arte de seus mais talentosos filhos”, diz o diretor Alain Fresnot.

Com depoimentos de personalidades como Tom Zé, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso e Elis Regina, e ricas imagens de arquivo e entrevistas, o longa apresenta a vida do multiartista por meio de sua representatividade no movimento cultural da São Paulo Vanguarda e sua importância na música brasileira. “Trazer para a tela o trabalho deste grande amigo foi, mais do que tudo, perceber como sua trajetória é sempre mutante, deste Diversões Eletrônicas até os dias de hoje”, comenta o diretor Junior Carone.

O reconhecimento de Arrigo Barnabé se deu após o lançamento de seu primeiro disco “Clara Crocodilo”, em 1980, que foi recebido pela crítica como a maior novidade da música brasileira desde Tropicália. Em suas canções, é comum encontrar o canto falado e a técnica dodecafônica atrelada ao som erudito.

Hoje, aos 70 anos de idade, com mais de 40 anos de carreira, Arrigo recebe esta homenagem pelo seu trabalho e por nossa herança cultural, em formato documental.

Fotos: DOWNLOAD

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=cdV1eYj27sg

Sinopse

“Amigo Arrigo” é um documentário de longa-metragem sobre o multiartista Arrigo Barnabé. Arrigo é maestro, compositor, cantor e ator, e sua obra “Clara Crocodilo” está consolidada na lista dos mais importantes discos da História da Música Brasileira. O filme aborda o início de sua carreira em Londrina, sua importância no movimento Vanguarda Paulista. Também sua carreira como ator e compositor de trilhas musicais para filmes, seu trabalho erudito, óperas e missas e sua valorização e recuperação da obra de Lupicínio Rodrigues. Mescla de materiais históricos de arquivo e filmagens contemporâneas, o filme inclui depoimentos de Tom Zé, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Elis Regina e tem músicas interpretadas por Vania Bastos, Cássia Eller, Caetano Veloso, Tetê Espíndola, o próprio Arrigo, entre outros.

Ficha Técnica

Produtora: A.F Cinema

Direção: Alain Fresnot e Junior Carone

Produtor: Alain Fresnot

Produtora Executiva: Lili Bandeira

Roteirista: Mariana Fresnot

Distribuição: Elo Company

Sobre o diretor Alain Fresnot

Alain Fresnot (Paris, França, 1951). Roteirista, produtor, montador e cineasta. Viabiliza seu primeiro longa, Trem Fantasma (1976), ao fundar a Acauã Produções, base da futura produtora Tatu Filmes, uma das que concentra a estimulante produção do chamado Cinema da Vila Madalena da década de 1980. É assistente de montagem na Blimp Filmes, corroteirista, assistente de direção e montador de Doramundo (1977), montador de O Homem que Virou Suco (1979), diretor do curta Capoeira (1979), assistente de direção de Eles Não Usam Black Tie (1981), montador de Janete (1982) e de A Marvada Carne (1984).

Funda a A. F. Cinema e Vídeo e realiza o curta Amor que Fica (1986) e os longas Lua Cheia (1988), Ed Mort (1996), Desmundo (2003) e Família Vende Tudo (2011) e Uma Noite Não é Nada” (2019). Produz os longas Kenoma (1998), Através da Janela (2000), Castelo Rá-Tim-Bum (2000) e Saudade do Futuro (2001). Atua na primeira diretoria paulista da Associação Brasileira de Documentaristas (1973) e nas presidências da Associação Paulista de Cineastas (2001-2003) e da Comissão Estadual de Cinema de São Paulo (2004-2006). Trabalha nos projetos O Princesa de Corfu, Xique no Úrtimo e Raul, o Início, o Fim e o Meio.

Sobre o diretor Junior Carone

Bacharel em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da USP

Diretor de filmes documentários: “Só” (1982 – 30’ – Prêmio Estímulo da Secretaria de Estado da Cultura); “Ventoforte” (1990 – 12’ – Prêmio Estímulo da Secretaria de Estado da Cultura); “Amigo Arrigo” – codireção com Alain Fresnot (2019 – 77’)

Montador de cinema, editor de vídeos e programas de TV:

Curtas e média-metragens: Todo Mundo, de Thomaz Farkas (1980); Curumins e Cunhantãs, de Regina Jehá (1981); Hermeto Campeão, de Thomaz Farkas (1982); Caterre, de Regina Jehá (1986).

Longa-metragens: Maldita Coincidência, de Sergio Bianchi (1982); Real Desejo, de Augusto Sevá (1987); Desmundo, de Alain Fresnot (2001); Vôo Cego Rumo Sul, de Hermano Penna (2003); Tapete Vermelho, de Luiz Alberto Pereira (2005); Família Vende Tudo, de Alain Fresnot (2010); Henry Kayath – O Homem e Seu Tempo, de Regina Jehá (2016); Uma Noite Não É Nada, de Alain Fresnot (2018); Amigo Arrigo, de Jr Carone e Alain Fresnot, 2019; Estranhas Cotoveladas, de Reinaldo Volpato, 2019; Um Broto Legal, de Luiz Alberto Pereira, 2019

Programas de TV: Domingo Gente – TV Globo (1976); Globo Repórter – TV Globo (1976-1979); RTC Interior – TV Cultura (1984-1985); Tela Brasileira – Canal Comunitário (2000-2001);

Vídeo-documentários: Dudu Nasceu, de João Batista de Andrade (1991); Fibra da Floresta, de Elizeu Ewald (1994); Um Professor no Iraque, de Sérgio Kalili (2007); Os Favoritos da Catira – História e Raízes, de Reinaldo Volpato (2008); Expedição Marajó, de Regina Jehá (2011). Coordenador de edição na produtora Insert Tecnologia da Comunicação entre 1996 e 2002

Coordenador de Pós-Produção e Finalização: Família Vende Tudo, de Alain Fresnot (2011); Fora do Figurino, de Paulo Pélico (2011); Uma Noite Não É Nada, de Alain Fresnot (2018); Amigo Arrigo, de Jr Carone e Alain Fresnot.

A.F Cinema

Empresa produtora de filmes de longa-metragem fundada pelo diretor francês, radicado no Brasil, Alain Fresnot, e uma das líderes de mercado no país.

Dentre suas produções estão os longas: Uma noite não é nada, Raul – o início, o fim e o meio, Família Vende Tudo, Desmundo, Através da Janela, Castelo Rá-Tim_bum o filme, Kenoma, Ed Mort e Lua Cheia.

Elo Company

A ELO Company é uma criadora, produtora e distribuidora de conteúdo audiovisual, que tem a missão de gerar experiências potentes, entreter, emocionar e ampliar a visão de mundo das mais diversas audiências. Há 15 anos no mercado e com mais de 500 títulos lançados, a ELO conta com três unidades de negócio: desenvolvimento e produção de conteúdo; lançamento e programação; licenciamento e video on demand. Durante os últimos anos, a empresa lançou o primeiro Vimeo original LATAM e conteúdos em mais de 40 plataformas em todo o mundo, incluindo estratégias inovadoras como lançamentos de filmes 100% digitais.

FONTE: ASSESSORIA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com