Cidades

Prefeitura troca lâmpadas comuns por luminárias em led nos bairros da Capital

O objetivo é gerar mais segurança e economia aos cofres públicos

Equipes da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) começaram a percorrer os bairros de Porto Velho, trocando lâmpadas comuns por uma luminárias em led, em média 67% mais econômicas que as lâmpadas de vapor metálicas, com a mesma saída de luz.

A ação faz parte do Plano Municipal de Iluminação Pública. O projeto é dividido em cinco etapas. Nesta primeira fase, serão contemplados 20 bairros, que juntos somam mais de 2.800 pontos de luz e um de aproximadamente R$ 1,5 milhão. A meta é atender mais de 50 bairros.

O trabalho das equipes consiste na troca de lâmpadas de vapor metálico pelas luminárias em led e, consequentemente, a redução da potência. Ou seja, onde for lâmpada de VM de 150W será reduzida para led de 50W, ocasionando uma redução de potência de 100W e mantendo a mesma luminosidade com características mais uniformes e ainda mais eficientes.

De acordo com a Emdur, a previsão é que ao término do Plano Municipal de Iluminação Pública a conta de energia seja reduzida em torno de 60% do valor. Além de economia financeira, o uso da tecnologia promover mais segurança e qualidade à população e, contribui também com o meio ambiente.

Estudo técnico apresentado pela Emdur mostrou ainda que a vida útil do equipamento de led chega a ultrapassar as 50 mil horas, enquanto a durabilidade das fluorescentes fica entre 10 mil e 15 mil horas e a das incandescentes não costuma passar de mil horas. Desta forma, há uma redução da necessidade de manutenção e troca de luminárias.

FONTE: ASSESSORIA CONMDECOM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com