Brasil Produtivo

Programa Aplique Bem, realizado por IAC e UPL, apoia o projeto Citricultura Sustentável

O Programa Aplique Bem, idealizado pelo Instituto Agronômico (IAC) e desenvolvido em parceria com a UPL, é apoiador do conjunto de ações do projeto “Citricultura Sustentável”. A iniciativa, do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), incentiva a produção responsável de alimentos, equilibrando segurança alimentar e preservação ambiental nas regiões produtoras de citros.

“Por meio dessa parceria, temos potencializado a missão do Aplique Bem, que é treinar gratuitamente funcionários de empresas agrícolas sobre a correta aplicação de defensivos agrícolas em diferentes culturas”, afirma Cláudia Barreto, gerente de Stewardship da UPL Brasil. “O Fundecitrus tem nos auxiliado na identificação de regiões onde esses treinamentos são necessários e podem ser realizados.”

Apenas no ano passado, a parceria entre Aplique Bem e Fundecitrus resultou em treinamentos nas cidades de Aguaí, Angatuba, Arandu, Avaré, Capão Bonito, Itapira, Pirajuí, São Pedro do Turvo e Tambaú – todas no Estado de São Paulo. Com o início da pandemia, o cronograma e o formato dos cursos foram alterados, para respeitar as medidas de segurança sanitárias de prevenção à Covid-19.

Essa missão continuará no âmbito do projeto Citricultura Sustentável, que busca aumentar a sustentabilidade na cadeia de produção – pilar fundamental da UPL no Brasil, refletido no Aplique Bem. “O projeto ‘Citricultura Sustentável’ difunde as boas práticas agrícolas já adotadas e apoia pequenos e médios produtores”, destaca o presidente do Fundecitrus, Lourival Carmo Monaco.

Entre as primeiras ações do projeto “Citricultura Sustentável”, está uma série documental. Com o título “Água”, o conteúdo é dividido em cinco episódios. De acordo com o Fundecitrus, por meio de fontes respeitadas no universo científico e de histórias de pequenos e médios citricultores, o documentário trata da importância estratégica e econômica da água para a viabilidade da vida.

Programa Aplique Bem

Com 14 anos e cerca de 73 mil pessoas treinadas, o modelo adotado pelo Aplique Bem é inédito no Brasil. O programa conta com cinco laboratórios itinerantes – batizados de tech móveis. Quatro deles percorrem todo o território nacional, enquanto um veículo destina-se exclusivamente à chamada Pesquisa Participativa, desenvolvida no circuito das frutas do interior do Estado de São Paulo.

“Em vez de levarmos os agricultores e funcionários para a sala de aula, levamos a sala de aula até eles. Esse modelo de treinamento não só aumenta a participação dos trabalhadores como permite a prática para melhor fixação do aprendizado”, afirma o doutor em agronomia Hamilton Ramos, pesquisador científico do Centro Avançado de Pesquisa em Engenharia e Automação (CEA), do IAC, e coordenador do programa.

De acordo com o pesquisador, as turmas pequenas são uma estratégia para não comprometer a qualidade do conteúdo. E o resultado tem sido tão positivo que os treinamentos gratuitos já foram “exportados” com êxito para Colômbia, México, Vietnã, Burkina Faso, Costa do Marfim, República do Mali e Gana, num importante serviço técnico prestado à agricultura, aos produtores rurais e à sociedade.

“O Aplique Bem leva conhecimento ao campo para melhor uso da tecnologia e uso racional de defensivos agrícolas, contribuindo para a produção de alimentos seguros e de qualidade, otimizando a produção e diminuindo gastos, além de proporcionar mais segurança para quem aplica e menos impactos ao meio ambiente”, reforça Cláudia Barreto, que é formada em engenharia química.

Os benefícios do programa Aplique Bem vão além da aplicação correta dos defensivos agrícolas. Afinal, trabalhadores bem treinados utilizam equipamentos de proteção (EPIs) de forma correta e fazem as aplicações adequadamente, inclusive com as máquinas de aplicação bem reguladas. Assim, toda a cadeia da produção de alimentos é beneficiada: do campo à mesa do consumidor final.

Empresa amiga do citricultor

A UPL – uma das quatro maiores empresas de soluções agrícolas do país – também faz parte do programa “Empresa Amiga do Citricultor”, do Fundecitrus. Por meio de um acordo de cooperação, a companhia de origem indiana auxilia na geração de conhecimento sobre o setor, por meio de pesquisas e tecnologias sobre pragas e doenças e aumento de produtividade, bem como a partir de eventos técnicos.

Sobre a UPL

A UPL é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US $ 5 bilhões. Somos uma empresa orientada por um propósito. Através do OpenAg, estamos focados em facilitar o progresso de toda a cadeia de produção agrícola. Estamos construindo uma rede de conexões que redefine a maneira como a indústria pensa e trabalha, de forma inovadora, aberta a novas ideias e novas soluções, enquanto atuamos fortemente em direção à nossa missão de tornar todo alimento mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em produtos biológicos e soluções tradicionais de proteção de cultivos, com mais de 13.600 registros. Estamos presentes em mais de 130 países, com mais de 10.000 colaboradores globalmente. Para mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções para toda a cadeia de produção de alimentos, desde o tratamento de sementes até a mesa do consumidor, incluindo serviços e tecnologias digitais, visite upl-ltd.com.

FONTE: ASSESSORIA TEXTO COMUNICAÇÃO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com