Teia Digital

Pagamentos ao Pagtesouro já estarão disponíveis por Pix – Por Silvio Persivo

Com a internet parece que tudo se embaralhou. “Todo mundo tem três vidas: uma vida pública, uma vida privada e uma vida secreta” (Gabriel Garcia Marquez). 

RESULTADOS ESPERADOS

Efetivamente, fora a preocupante pane no TSE e a novidade dos resultados terem que ser enviados para lá antes da divulgação, as eleições municipais não trouxeram grandes surpresas. Como se esperava, com a pandemia e a adoção de um fundo partidário que favorece os políticos mais antigos, tudo transcorreu como o esperado e até as pesquisas acertaram quase na mosca,  salvo pequenas  modificações de última hora. Aqui, na capital, era esperada a grande vantagem que o atual prefeito obteve. A grande quantidade de candidatos foi o seu maior obstáculo para ganhar no primeiro turno. Agora será outra eleição, mas, suas possibilidades são de 4 para 1. Basta não errar muito numa campanha, aliás, que tem muito pouco tempo para isto. Ainda mais o favorece o fato que a sua oponente, além de estar em fase de recuperação do coronavírus, não terá muito trabalho para provar que tem a experiência necessária para o cargo e buscar atrair eleitores que se abstiveram de votar.  Mas, tudo é possível. Entre os vereadores eleitos não houve também muitas surpresas com a reeleição de um terço dos vereadores, muitos deles, como Alex Palitots e Edwilson Negreiros com indiscutível trabalho realizado. O desempenho de candidatos da mídia é que foi surpreendente sendo abaixo do esperado. Somente dois lograram êxito: Marcelo Reis, que foi reeleito, e Everaldo Fogaça, que não deixa de ser também quase uma reeleição. 

QUEDA NO NÚMERO DE CRIMES ELEITORAIS EM RONDÔNIA 

Segundo o levantamento do centro de situação da Coordenação de Segurança das Eleições (Cose), nos 689 locais de votação, em Rondônia, houve apenas 86 crimes relacionados ao pleito eleitoral, sendo 60 de boca de urna; 12 de compra de votos; seis de transporte de eleitores; três de desordem; três de impedimento ao exercício do voto e um crime de fake news. Estes crimes resultaram em 27 prisões ou conduções, sendo 24 de eleitores; duas de candidatos e uma de menor de idade. O relatório final é da Coordenação de Segurança das Eleições, composta pelas polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Técnico-Científica, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral. No centro de situação da Cose foi feito o acompanhamento das ocorrências em todo o Estado de forma online. Estes registros alimentaram o quadro geral de ocorrências no país, através da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em Brasília.

UM VELHO CACIQUE LUTA PARA SER O NOVO PREFEITO DE MANAUS 

Em Manaus, aos 80 anos, Amazonino Mendes (Podemos), obteve 23,91% dos votos válidos (234.088 mil votos) e vai disputar um segundo turno difícil com  David Almeida (Avante), que conquistou 22,36% dos votos válidos (218.929 mil). Será um páreo duro, mas, ele tem histórico,  pois, é o maior vencedor de eleições da história do Amazonas. Foi quatro vezes governador (uma em mandato tampão) e três vezes comandou a capital (uma por nomeação do governador Gilberto Mestrinho). Sua candidatura é uma busca de superar seus próprios limites, de vez que já operou o coração por ter uma vida voltada para os negócios e a política. Vai dar tudo para vencer- o que-dizem- é uma questão de honra. Não deixa de ser uma tentativa de se recriar. E, mesmo quem não gosta dele, admite que sua capacidade de luta é admirável. 

PREVISÃO DE INFLAÇÃO AUMENTA LEVEMENTE

A previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 3,20% para 3,25%,  segundo o boletim Focus, publicação divulgada  pelo Banco Central (BC).  Foi a 14º elevação seguida da estimativa. Para 2021, a projeção de inflação passou de 3,17% para 3,22%, na quarta elevação seguida. A previsão para 2022 e 2023 não teve alteração: 3,50% e 3,25%, respectivamente.  Para 2021, a meta é 3,75%, para 2022, 3,50%, e para 2023, 3,25%, com intervalo de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, em cada ano. Outra informação do boletim é de que a expectativa das instituições financeiras é que a taxa Selic encerre 2020 em 2% ao ano. A última reunião de 2020 do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a Selic, será em dezembro.

PAGAMENTOS AO PAGTESOURO JÁ ESTARÃO DISPONÍVEIS POR PIX 

Começou a partir de hoje (16), o PagTesouro, plataforma de pagamento digital do Tesouro Nacional, que passará a disponibilizar o Pix como forma de pagamento das taxas, contribuições e demais serviços públicos. Neste primeiro momento, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estão preparados para oferecer a nova modalidade de pagamentos. Segundo o Tesouro Nacional, outros órgãos até o fim do ano,  estarão integrados com o PagTesouro. O Tesouro Nacional informou que realiza os ajustes finais para o lançamento de edital para o credenciamento de empresas Prestadoras de Serviços de Pagamentos (PSP’s) que ofertarão a modalidade de pagamento com cartão de crédito no PagTesouro, que é a plataforma digital por meio da qual o cidadão realiza o pagamento às entidades da Administração Pública Federal por serviços como importação de produtos, certificação, registro de patentes, emissão de passaporte, além das multas eleitorais, de trânsito, ambientais e inscrições de cursos e concursos.

AUTOR: SILVIO PERSIVO –  COLUNA TEIA DIGITAL

  • A opinião dos colaboradores colunistas não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com